Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMO AO SUL

RUMO AO SUL

Faro - Lenda de São Tomás de Aquino

10258167_508398809332517_4344505129531293595_n.jpg

 
A peste deflagrava por toda a Europa, uma coisa nunca vista, muitas pessoas padeciam, o medo da doença atormentava o povo de Faro, o qual pediu a São Tomás de Aquino para não deixar entrar a peste em Faro.
Oraram, oraram e São Tomás de Aquino fez o milagre, a peste não entrou nas portas da cidade. Em retribuição do milagre, Dom Francisco Gomes de Avelar, antigo bispo de Faro, mandou fazer uma imagem a Itália de mármore branco de cascara, e pediu para ser colocada no nicho no Arco da Vila.
Naquele altura não havia máquinas elevatórias, nem nenhum tipo de mecanismos para içar a imagem, vários homens a tentaram içar mas sem sucesso, era de tal modo, pesada, que nem todos os homens da vila a conseguiam içar.
Seguiram-se, dias, semanas e meses, e não havia ninguém que conseguisse içar a imagem até ao nicho. E, foi então pedido o auxílio de Dom Francisco Gomes de Avelar que foi até ao local, e disse um segredo a São Tomás de Aquino, ao ouvido, até hoje ninguém sabe o que foi dito.
O que é certo é que conseguiram içar a imagem, a qual ficou de tal maneira leve que até pensaram que anjos a ergueram até ao nicho.

https://blogmouraencantada.wordpress.com/tag/lendas-de-faro/